Dária Salgado

My blogs

Blogs I follow

About me

Industry Arts
Occupation Designer, Artista, Docente do Ensino Superior, Investigadora Integrada no Grupo de Investigação Arte e Estudos Críticos do CEAA, Doutorada em Arte Contemporânea, Colégio das Artes da UC
Location Porto, Portugal
Introduction Natural de Chaves, vive no Porto, iniciando os estudos na Escola Superior Artística do Porto (1997/2000) onde realiza o Curso Superior de Desenho. Entre 2000/05 continua os estudos na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, na área do Design de Comunicação - Artes Gráficas, sendo nesta, entre 2006/08 que realiza o Mestrado em Design da Imagem. Desde 2005 desenvolve projetos nas áreas do desenho, da fotografia e do vídeo, participando em festivais de curtas metragens, em espetáculos, exposições e conferências: Galeria Dínamo (2022), Mira Forum 2017 e 2022, 17ª edição do Imagens do Real Imaginado (IRI 2021), Teatro Académico de Gil Vicente (Ciclo TRANSMEDIA 2020); X Encontro Anual da AIM 2020, Galeria do Sol e Maus Hábitos 2017; Revista ARTECAPITAL 2016; Projeto Atlas: Gabinete de Desenho e Gravura da FBAUP 2014; III Conferência Internacional em Ilustração e Animação 2015; Serralves em Festa 2010; Festival Internacional de Curtas Metragens de Vila do Conde 2009; Ag-Prata-Reflexões Periódicas Sobre Fotografia 2008; Festival Internacional de Arte Contemporânea (galeria Rosalux/Berlim) 2007; entre outros.
Interests Artes_ Urge dedicar tempo da nossa existência à prática da autorreflexão, à invocação do pensamento individual agitado por um sopro, um fluxo do devir que nos aproxima da experiência do sensível, do espiritual. Toda a produção artística que tenho vindo a desenvolver [entre a fotografia, o desenho e o audiovisual] procura que esse despertar em nós se centre no estudo da espiritualidade como resultado de uma fruição estética veiculada pela relação/ação do indivíduo com o espaço, o tempo e as memórias. Os meus trabalhos tocam na problemática_o indivíduo que sou_e o outro que também pode ser_no_ENTE Paisagens. Um olhar poético que se constrói a partir e sobre a paisagem_ a paisagem enquanto alimento do olho interior que por intermédio de um corpo (físico) que habita o espaço_alimenta o espírito.