solange rebuzzi

My blogs

Blogs I follow

About me

Gender FEMALE
Occupation Psicanalista
Location Rio de Janeiro, Sudeste, Brazil
Introduction Escritora. Editada em poesia desde 1991. Publicou na 7Letras poesias, narrativas, romances e o ensaio "Leminski, guerreiro da linguagem". Participou da coleção Estudos na ed. Perspectiva com o livro "O idioma pedra de João Cabral". Na Lumme editor publicou o ensaio "Traduzir, testemunhar Francis Ponge" e "Nioque antes da primavera" de Ponge (bilíngue), assim como o livro infantil "O sonho da gaivota" com desenhos de Francisco dos Santos, que inicia um projeto a se desdobrar de publicações infantis. "Oito noites em Veneza" e "Assis de Francisco/ Francisco de Assis", ambos com um trabalho fotográfico de José Eduardo Barros, trazem um tempo de escrita não só de viagem, mas um testemunho de nosso tempo. "O riso do inverno" traça uma espécie de inventário da trajetória poética da autora.
Interests Interesses em literatura, fotografia, pintura. Poesia mais especialmente, e cinema.
Favorite Movies Os filmes de inúmeros cineastas, sobretudo Resnais, Truffaut, Godard. O português Manoel de Oliveira. O iraniano Abbas Kiarostami. Ainda: Agnès Varda e Éric Rohmer.
Favorite Music Entre os clássicos, a música de Bach, Mahler. Também o ritmo de Bob Dylan, John Lennon, e Yo-Yo Ma em seu violoncelo. A Bossa Nova. A música nordestina na sanfona de Luis Gonzaga. O piano do brasileiro Nelson Freire (Chopin). O gaúcho gaiteiro Renato Borghetti.
Favorite Books Prefiro citar também alguns autores: Walter Benjamin em Rua de mão única. Anna Akhmátova em Prosas escolhidas e Poemas sem herói. André Breton em Nadja. Franz Kafka em seus Diários e relatos de Sonhos. Sigmund Freud em múltiplos textos e, especialmente, em Delírios e sonhos na Gradiva de Jensen. Virgínia Woolf, Susan Sontag, Hélène Bessette. A obra poética de Francis Ponge assim como a de João Cabral de Melo Neto. Os poemas do simbolista Cruz e Souza. Alguns romances de Clarice Lispector. Poemas das argentinas Alejandra Pizarnik, e Silvina Ocampo. Ainda Ítalo Calvino, Roger Laporte, Machado de Assis e Montaigne.