Auxílio luxuoso

My blogs

About me

Gender MALE
Industry Education
Occupation professor universitário
Location Teresina, Piauí, Brazil
Introduction Nascido e criado na capital do estado do Ceará, estudei inicialmente na Escola Alba Frota ("Cidade da Criança") e depois no Colégio Cearense Marista (ensino fundamental e médio). Em seguida, graduei-me em Letras (dupla habilitação em Português e Inglês) na Universidade Federal do Ceará - UFC (1986). Daí, lecionei EFL (Inglês língua estrangeira) no Instituto Brasil-Estados Unidos no Ceará - IBEU-CE por quatro anos até 1990, quando fui para os Estados Unidos cursar pós-graduação. Na U of Wisconsin-Madison, tornei-me "Master of Arts" em Literatura Luso-Brasileira (1992), e, na U of Minnesota-Twin Cities, Ph.D. em Literatura Brasileira (2000), com tese sobre música popular no Brasil dos anos 1920-30. Modificada, essa tese foi publicada como _Auxílio luxuoso_: samba símbolo nacional, geração Noel Rosa e indústria cultural (São Paulo: Annablume, 2003), e é a "raison d'être" deste blogue. Desde maio de 2002 leciono na Universidade Federal do Piauí - UFPI, em Teresina, onde ministro aulas de língua inglesa na graduação e, desde 2004, de literatura brasileira no Mestrado Acadêmico em Letras dessa mesma IFES.
Interests Tudo que diz respeito a "sociohistória brasileira da música popular" e a "sociohistória brasileira da literatura" são de muito interesse para mim...
Favorite Movies "Citizen Kane" (dir. Orson Welles, 1941); "Blade Runner" (dir. Ridley Scott, 1982); "Enemy Mine" (dir. Wolfgang Petersen, 1985); "Casablanca" (dir. Michael Curtiz, 1942), entre muitos outros. "Thrillers" e filmes de terror estão fora dessa lista... Comédias inteligentes estão dentro!
Favorite Music Considerando que a gravação de discos é um processo tecnológico que evoluiu em mais de um século, é muito difícil definir umas poucas canções. Contudo, do sistema eletromagnético em diante (1927, no Brasil), minhas gravações preferidas são as de Chico Alves e de Orlando Silva. No Brasil dos anos 60 em diante, Chico Buarque sempre me diz muito mais que todos os outros cantores/compositores.
Favorite Books Todos os de minha biblioteca (www.librarything.com/profile/wnfrota) e muitos outros.