1 – 6 de 6
Blogger save yourself disse...

Eu fui a uma psiquiatra e em menos de 10 minutos de conversa ela me diagnosticou e me passou um remédio que inibe a recapitulação de serotonina, é óbvio que eu nem comprei o remédio. Como algum profissional decente pensa que pode diagnosticar alguém sem ao menos olhar pra cara da pessoa? E eu percebi que a minha ansiedade era temporária, hoje passo muito bem, obrigada.

10/03/2011, 21:03

Blogger joana barqueira disse...

Jax consideravel sua colocação. Quando li os comentarios feitos por alguns seguidores do Marcelo Taz em sua página no facebook, em que ele adicionou o link desse teu post, a reação destas ao lerem a sua colocação expressa justamente tal mediocridade, equivalente a mediocridade de tais profissionais que veio a citar. São estes mesmos os que aceitam qualquer idolo. São moedas de um mesmo fenomeno. A questão que nos leva a ver o talvez porquê estas mesmas aceitam qlqr coisa. Aceitam o axé, o funk, aceitam serem feitas de palhaças pelo governo, por seus medicos. Acreditam em tudo e em qler coisa. É a morte da cultura, é a cisão total entre a imagem e o conteúdo, é a mortificação dos simbolos! E o que se vê? Zumbis, laconizados por uma série de medicações e necessidades socio-industriais, como já dizia Lacan "é a ausencia do sujeito". É a ausencia de conteúdo para questionar numa sociedade em que preza apenas pela purificação de uma imagem ilusória. Concordo em muitas pontos contigo meu caro. Porém, a psiquiatria e a psicologia não esta de todo perdida. A não ser para aqueles que insistem em aludir pela imagem, em aludir pelo passado. Mas para aqueles que aludem a ética, sim, há hj mtos trabalhos de fato enauditos, eficazes e muitas pessoas pensando, questionando e revendo sua prática. Para aqueles que não tem essa capacidade e para aqueles que se contentam com uma pilula, uma sessão saravá! Basta-lhes a sua própria cegueira, mediocridade e não me venham reclamar de hipocrisia, corrupção e pedir paz, se vossas almas não são capazes de encontrar a si mesma e sua própria transcendencia. A franquesa dói, é fria, nua e crua! Assim como a verdade não pode e nem deve ser um veredito. Parabens pela iniciativa do blog!

10/03/2011, 21:10

Blogger Alessandra Gomes disse...

Tenho um irmão esquizofrenico e sei perfeitamente como o sistema NÃO funciona. Aliás, o fato de não deixarem o paciente internado em hospitais fez o mesmo parar na cadeia porque em um de seus surtos pegou um taxi e pediu ao motorista que o levasse ao aeroporto de Guarulhos para buscar o irmão dele, chegando lá não havia irmão nenhum à espera e mto menos dinheiro para pagar ao taxista. Esta preso a 1 ano aguardando a justiça. OU seja, fecharam os hospicios para trancá-los na cadeia. Nosso país é uma vergonha nesse quesito. Quem é q paga por isso? NÓS.

11/03/2011, 10:44

Blogger Jacques Stifelman disse...

Joana. Obrigado. A coisa é muito seria. Nao li todos os comentários e alguns do que li mostram claramente o que você muito bem descreveu: a nossa brutal pobreza emocional, mental e cultural. É assim mesmo , doloroso no entanto.

12/03/2011, 13:50

Blogger Jacques Stifelman disse...

Alessandra. Uma tragédia isso que descreves. Eu conheço bem e sei que ate hoje os pacientes psiquiátricos nao recebem a atenção e respeito devidos. Tudo conspira a favor de um sistema que nega a vida mental e individual. É na doença mental que isso aparece mais claramente e por isso o sistema nao preparado para atender indivíduos faz isso que fizeram com seu irmão. A nossa pobreza mental, cultural e emocional prepara o terreno para isso e estamos muito longe de sairmos disso. Um abraço

12/03/2011, 13:55

Blogger Jacques Stifelman disse...

Save Yourself, voce tocou no ponto mais visível e disponível do porque os remédios fazem tanto sucesso.A idéia é essa: atender as massas , nao os indivíduos porque isso é caro e os profissionais para fazer isso custam caro para se formar e nao podem viver dos salários miseráveis do Estado..uma roda viva que atende demais aos laboratórios.

12/03/2011, 14:01

Comente, gostaria de te ouvir.
Você pode usar algumas tags HTML, como <b>, <i>, <a>

Este blog não permite comentários anônimos.

Depois de enviar seu comentário, será necessário fazer login.
Prove que você não é um robô