1 – 2 de 2
Anônimo Daniel Herzer disse...

Olá Rafael, excelente tutorial!!!!! Segui os passos e está tudo funcionando... Só que tenho uma dúvida com relação às Macros. Mandei filtrar usando a expressão regular ^(2121|8080|3306) só que no meu servidor monitorado, que é um servidor web, o servidor ftp está em modo passivo. Então, quando os usuários logam no ftp eles acabam abrindo uma conexão tcp usando uma portal qualquer do range 21000 a 211000. Nessa hora, o Zabbix acaba descobrindo essas novas conexões tcp que usam essas portas 21000 a 21100 ignorando o filtro da expressão regular. É pra ser assim ou eu entendi errado a parte de poder filtrar os serviços por expressões regulares?

7 de janeiro de 2015 às 12:38

Anônimo Rafael Santos disse...

Olá Daniel,

Estranho isso não deveria ocorrer, apenas as portas definidas na expressão deveriam ser registradas como descobertas.

Tenho algumas suspeitas do que pode estar acontecendo:

- Nas versões mais recentes do zabbix o campo de filtro foi transferido para uma aba ao lado do discovery rule, verifique se colocou a regex no campo correto.

- Você pode ter colocado o filtro depois de um tempo que o autodiscovery já estava rodando o que pode ter descoberto serviços nas portas 21000-21100 e esses serviços estão em processo de remoção mas ainda são exibidos, como você pode verificar no autodiscovery o campo "Keep lost resources period" está definido para 1 dia, você pode forçar a remoção desses serviços mudando para 0 e aguardar o tempo do autodiscovery executar novamente, mas lembre-se de voltar para o valor para de 1 dia novamente pois desse modo caso um serviço que esteja sendo monitorado pare o mesmo irá ser removido na próxima vez que o zabbix realizar o autodiscovery e você não receberá um alerta sobre o serviço parado.

- O zabbix internamente pode tratar a regex de alguma forma diferente, coloque o cifrão "$" no final da regex ^(2121|8080|3306)$

7 de janeiro de 2015 às 15:06

Você pode usar algumas tags HTML, como <b>, <i>, <a>

Depois de enviar seu comentário, será necessário fazer login.
Prove que você não é um robô