#UnidosSomosMaisFortes💪😎28/08/17 06:00
[Image]
Todo mundo já ouviu frases como “ele está esclerosado”, que conferem um sentido pejorativo ao termo e só contribuem para estigmatizar o paciente.
Para, em vez disso, levar conhecimento sobre a doença à população, há exatos 11 anos foi criado o Dia Nacional da Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, que alerta para os sintomas comuns a outras enfermidades. — Todo mundo acha que é uma doença de velho caduco, muitas vezes até confundida com o Alzheimer.
Mas ela ocorre porque o sistema de defesa do corpo agride diretamente o cérebro e a medula, inflamando a membrana que envolve os nervos — explica o neurologista Marcos Alvarenga.
Como os sintomas (veja no quadro) são comuns a outros tipos de doença, o neurologista do Centro de Referência para o Tratamento da Esclerose Múltipla do Hospital da Lagoa reforça a necessidade de que os outros profissionais da medicina fiquem atentos ao atenderem a pacientes que apresentem alguns sinais:
[Image]
— Os sintomas têm que durar pelo menos um dia inteiro.
Por exemplo, quem está com a visão turva vai procurar um oftalmologista.
Este médico tem que saber reconhecer os sintomas da esclerose múltipla para fazer o diagnóstico correto e encaminhar o paciente para um neurologista o quanto antes.
A medicina não conseguiu determinar as causas do mal, mas estudos apontam duas linhas: a predisposição genética e fatores do ambiente.
— Não temos todas as informações, mas dentro dos fatores ambientais identificamos duas possibilidades. A primeira é que a doença se desenvolva por falta de exposição ao sol. A luz solar metaboliza a vitamina D, que, quando em baixos níveis, pode alterar o sistema imunológico — explica o neurologista.
E continua: — A outra envolve infecções na infância. O vírus pode ter feito o sistema de defesa agir de maneira errada, combatendo estruturas do sistema nervoso central.
FONTE:https://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/os-sinais-de-alerta-para-esclerose-multipla-21754289.html
postado por André Ponce da Silva às 09:39 em 28 de ago. de 2017
"OS SINAIS DE ALERTA PARA A ESCLEROSE MÚLTIPLA..."
Não foi feito nenhum comentário até agora. -