Rita Gonçalves

About me

Gender Female
Industry Education
Occupation Professora e Bibliotecária em formação .
Location Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Introduction "Multiplicaram-se os leitores, os textos escritos se diversificaram, novos modos de ler e novos modos de escrever foram criados. ... Ler e escrever são construções sociais. Cada época e cada circunstância histórica dão novos sentidos a esses verbos." (FERREIRO, Emilia. Passado e Presente dos verbos LER e ESCREVER. p. 13. Cortez Editora: 2002 ) "Todos os problemas da alfabetização começaram quando se decidiu que escrever não era uma profissão, mas uma obrigação, e que ler não era marca de sabedoria mas de cidadania".
Interests Informação, conhecimento, livros por prazer, esportes, músicas, história, filosofia, poesias, crônicas, romances, biografias, ciências humanas e sociais .
Favorite Movies Centenas, eis alguns : Chaplin (obra completa); A Casa do Lago; Os Intocáveis; Fatal; Passageiros; E o vento levou; Casablanca, Gladiador, Um sonho de liberdade; Coração Valente; Dejavu; O som do coração, O Júri, Os Miseráveis, Beijos que matam, Simplesmente Amor, Che 1 e 2, Sem Proteção, O Escafandro e a borboleta entre outros
Favorite Music Nacionais, internacionais, Reggae, samba, música MPB, Rock nacional e internacional, Happy Hour, música latina, cubana etc......
Favorite Books Crime e Castigo, Andorinhas de Cabul, O Atentado, As Sirenas de Bagda, Cada dia é um milagre, Memorial do Convento, O Menino da Mala, Trilogia do Stieg Larsson (Os homens que não amavam as mulheres, A garota que brincava com o fogo e A Rainha do Castelo do ar), Me ajude a chorar (Carpinejar), Os Anjos morrem das nossas feridas, O que o dia deve à noite, História Universal da Infâmia, Crime e Castigo, O Pequeno Príncipe, Menino do pijama listrado, Caçador de pipas;Tuareg, A Sangue Frio, Os Fantasmas de Goya, Crítica da Razão Criminosa, A Metafísica dos Costumes, Cem anos de solidão; Biografias do Ernesto Guevara e todos os livros do CHE, Clarice, de Benjamin Moser, Trilogia Millennium, Os Últimos soldados da Guerra Fria, romances em geral, Poesia de Pablo Neruda, Fernando Pessoa, Mário Quintana, Bartolomeu Campos de Queirós, Walter Benjamin, Nietzsche, Saramago, Peter Burke, Freud, etc. São muitos os livros, músicas e filmes.